Reflexão: Apartheid das máquinas e dos humanos

Reflexão: Apartheid das máquinas e dos humanos 

É crucial que desenvolvamos e implementemos de forma responsável a tecnologia de IA para garantir que é utilizada de forma ética, transparente e beneficia todos os membros da sociedade.

O desenvolvimento e a implementação da tecnologia de IA é um processo contínuo que requer investigação e debate contínuos para garantir que é utilizada para melhorar a sociedade.

Isso inclui o desenvolvimento de regulamentos e diretrizes para reger o uso da IA.

Sílvio Gil Martins ao longo do ano de 2024 realizou formações, assistiu e participou em congressos e palestras tanto da #Accessible EU

Como também do #Instituto Ibero-americano de turismo inclusivo 

Vantagens da Inteligência artificial

Gestão de informação

Possibilita grandes volumes de informação capturar o conhecimento: esse objetivo pode ser alcançado ao criar repositórios de informações estruturadas em documentos, memorandos, relatórios, apresentações, manuais e artigos, que possam ser facilmente resgatados conforme a necessidade.

1.1- Melhorar o acesso ao conhecimento: esse propósito depende da facilitação do seu acesso e da transferência entre as pessoas

Aprimorar o ambiente organizacional: criando políticas de incentivo ao compartilhamento do conhecimento entre as pessoas

2- Eficiência energética

Algumas das principais aplicações de IA incluem a metodologia de previsão de geração de energia e consumo. Através da combinação de dados históricos de previsões meteorológicas e geração observada, pode otimizar e combinar catálogos desenvolver um modelo de IA para gerar estimativas mais precisas para realizar simulações de um edifício que implique a procura da melhor solução para determinado clima.

3- Processamento de documentação

existe uma enorme quantidade de regras e regulamentos que regem a construção controle, que afeta o grau e a natureza da avaliação de acessibilidade e a qualidade geral e usabilidade dos edifícios.

A IA tem uma alta capacidade de analisar grandes volumes de dados legais. Então, enquanto uma pessoa demora horas para ler e selecionar documentos correlacionados ao caso, a IA demora milissegundos.

4- Melhorar cuidados de saúde e investigação médica

A IA pode ajudar os médicos a diagnosticar doenças, a criar planos de tratamento personalizados e a identificar potenciais riscos para a saúde. Pode também ajudar na investigação médica, analisando grandes quantidades de dados e identificando novas ligações.

5-Realizar tarefas demasiado perigosas ou difíceis para os seres humanos

A IA pode realizar tarefas demasiado perigosas ou difíceis para os humanos, como explorar o espaço profundo, manusear materiais perigosos e procurar sobreviventes em zonas de catástrofe.

Do que estou falando!?

Do #1ºCongresso de Tecnologias para a Saúde que teve lugar na Fundação ONCE.

Foi incrível conhecer projetos em que criam produtos de apoio à saúde com impressão 3D, novas tecnologias e Bio impressão.

Os produtos de apoio á saúde podem tornar as próteses mais económicas?

As empresas, fundações, hospitais, Universidade, podem desenvolver os seus conhecimentos e competências neste domínio de uma forma rentável? 

Monitorização e boas práticas em matéria de acessibilidade

Transforming cities, a metodologia que concebemos para avaliar o nível de acessibilidade das cidades espanholas, numa conferência organizada pela hashtag#AccessibleEU

Contexto

Sistema de indicadores como instrumento de medição quantitativa ou qualitativa,

Estratégicas, que se aplicam nos diferentes domínios fundamentais de uma sociedade, como o económico, o educativo, o ambiental ou o do bem-estar básico.

Como direcionar e aplicar as estratégias para grupos vulneráveis

Abordagem transversal, analisando, para o efeito, os ambientes construídos. 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável "Não deixar ninguém para trás".

Na perspetiva das pessoas com deficiência, o Centro Europeu de Recursos para a Deficiência (AccessibleEU) considera que é necessário resolver o problema da falta de acessibilidade para as pessoas com deficiência.

abordagem transversal, analisando, para o efeito, os ambientes construídos,

os ambientes digitais e os diferentes processos e serviços a que se aplicam.

Por último, é necessário limitar o âmbito de ação dos indicadores a uma área geográfica limitada.

Uma área geográfica limitada, sendo um bom caso de utilização a aplicação destes sistemas nas cidades, como prestador de serviços aos cidadãos que nelas vivem.

cidades, como prestador de serviços aos cidadãos que nelas vivem.

Uma cidade acessível e inclusiva será aquela que, através dos seus processos,

infraestruturas e serviços garante o direito à autonomia e ao desenvolvimento pessoal de todas as pessoas em condições de segurança e conforto, elevando assim a qualidade de vida e assegurando a igualdade de oportunidades para todos os seus habitantes.

de todas as pessoas em condições de segurança e conforto, elevando assim a qualidade de vida e assegurando a igualdade de oportunidades para todos os seus habitantes.

qualidade de vida e garantir a igualdade de oportunidades para todos os seus habitantes.

Desvantagens da Inteligência artificial   

  1. A automação por meio da IA pode levar ao deslocamento de empregos e ao desemprego, especialmente em setores onde tarefas repetitivas podem ser facilmente automatizadas. Esta situação pode ter consequências económicas e sociais significativas, como o aumento das desigualdades.

  2. A IA pode ser utilizada para fins maliciosos, como pirataria, ciberataques e vigilância. Há também a possibilidade de que a IA possa ser usada para criar notícias falsas, vídeos deepfake e outras formas de desinformação e cometer erros.

  3. Os sistemas de IA são muitas vezes complexos e difíceis de entender, o que torna difícil responsabilizar indivíduos ou organizações por suas ações. Além disso, muitos sistemas de IA operam em uma "caixa preta", na qual é difícil entender como as decisões estão sendo tomadas.

  4. Os sistemas de IA podem perpetuar e até amplificar preconceitos existentes na sociedade, levando a resultados discriminatórios. Esta situação é particularmente preocupante em domínios como a justiça penal, os empréstimos e a adjudicação de contratos.

  5. Outra desvantagem da IA é que ela pode tomar decisões sem intervenção humana, o que pode levar a uma falta de responsabilidade e compreensão de como essas decisões são tomadas. Além disso, uma forte dependência da tecnologia de IA pode levar a uma falta de pensamento crítico e capacidade de tomada de decisão em humanos.

Conclusão sobre as vantagens e desvantagens da Inteligência Artificial

No caso das empresas, a IA pode permitir o desenvolvimento de uma nova geração de produtos e serviços, incluindo naqueles setores onde as empresas europeias já detêm posições fortes: economia verde e circular, maquinaria, agricultura, saúde, moda, turismo. Ela pode permitir modos de venda mais harmoniosos e otimizados, melhorar a manutenção de máquinas, aumentar os resultados da produção e a qualidade, melhorar o atendimento ao cliente e economizar energia.

As oportunidades oferecidas pela IA aos serviços públicos

Quando usada em serviços públicos, a IA pode reduzir os custos e oferecer novas possibilidades para os transportes públicos, a educação e gestão de energia e resíduos, assim como melhorar a sustentabilidade dos produtos.

A IA ao serviço da proteção e da segurança

Prevê-se que a IA seja ainda mais utilizada na prevenção da criminalidade e no sistema de justiça penal, uma vez que será possível processar um maior número de dados de um modo mais rápido, que os riscos de fuga dos prisioneiros poderão ser avaliados com maior precisão, e que os crimes ou mesmo os ataques terroristas poderão ser evitados. A IA também já é utilizada por plataformas online para detetar e reagir a comportamentos ilegais e inadequados na internet.

subutilização da IA é considerada uma grande ameaça: a perda de oportunidades para a UE poderia significar uma implementação deficiente de programas e iniciativas importantes, a perda de vantagens competitivas em relação a outras regiões, a estagnação económica e menores oportunidades para os cidadãos. A subutilização pode derivar da desconfiança do público e das empresas em relação à IA, de infraestrutura pobres, de falta de iniciativa, de baixos investimentos ou de mercados digitais fragmentados - uma vez que a aprendizagem das máquinas de IA depende dos dados.

O uso excessivo também pode ser problemático: investir em aplicações de IA que se revelem de pouca utilidade ou aplicar a IA a tarefas para as quais não é adequada, por exemplo, usá-la para explicar questões societais complexas.

A Lei da IA visa enfrentar estes dois perigos. Tem como objetivo promover uma inteligência artificial de confiança na Europa - tanto para os cidadãos como para as empresas, aborda os riscos colocados pela IA e procura posicionar a Europa como uma força líder neste domínio.

Responsabilidade: Quem é o responsável pelos danos causados pela IA?

Um desafio importante é determinar quem é responsável pelos danos causados por um dispositivo ou serviço operado por IA: num acidente que envolva um carro autónomo, os danos devem ser cobertos pelo proprietário, pelo fabricante do carro ou pelo programador?
Se um produtor estivesse absolutamente livre de responsabilidade, talvez não existisse qualquer incentivo para fornecer um bom produto ou serviço, e isso poderia prejudicar a confiança das pessoas nas tecnologias; assim como os regulamentos poderiam ser muito rigorosos e sufocar a inovação.

Impacto da inteligência artificial no emprego

Prevê-se que o uso de IA no local de trabalho resulte na eliminação de um grande número de empregos. No entanto, também se prevê que a IA crie postos de trabalho e melhore os empregos, o ensino e a formação profissional e que terá um papel fundamental a desempenhar na prevenção do desemprego de longa duração e na garantia de mão-de-obra qualificada.

Riscos para a segurança

As aplicações de IA que estão em contato físico com seres humanos ou integradas no corpo humano podem representar riscos de segurança no caso de uma má conceção, de utilização errada ou de piratagem. Um uso mal regulamentado da IA em armas poderia levar à perda do controlo humano sobre armas perigosas.


Desafios de transparência  

Os desequilíbrios no acesso à informação poderiam ser explorados. Por exemplo, com base no comportamento online de uma pessoa ou outros dados e sem o seu conhecimento, um fornecedor online pode usar a IA para prever quanto essa pessoa está disposta a pagar, assim como no âmbito de uma campanha política a mensagem poderia ser adaptada segundo o comportamento do eleitor. Outra questão de transparência reside no facto de, às vezes, poder ser incerto para as pessoas se estão a fazer face a uma aplicação de inteligência artificial ou a um ser humano.
A Lei da IA aborda estes desafios, regulando o uso da IA para evitar a manipulação do comportamento humano, a indução em erro ou a exploração das vulnerabilidades das pessoas.  


 

© 2020 Sílvio Gil Martins;  SGM.solicitadoria479@gmail.com
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora